Quem trabalha com compras no setor público ouve os dois termos quase sempre juntos: dispensa de licitação e inexigibilidade de licitação. Um conteúdo do ConLicitação, atualizado em 29 de setembro de 2026, reorganiza a diferença entre os dois institutos da Lei 14.133/2021 e traz, nos comentários, um caso prático que vale mais que a teoria: o de um fabricante de tecnologia com rede de revendas cadastradas.
A confusão tem explicação. Nos dois casos, o órgão público contrata sem passar pelo rito competitivo completo de uma licitação. Nos dois casos, a lei exige justificativa documentada. Mas o critério que separa um do outro é um só, e ele muda tudo na hora de montar o processo: a concorrência seria possível ou não?
Na dispensa de licitação, existiriam fornecedores capazes de competir entre si. A lei, no entanto, elenca situações em que abrir um processo licitatório completo não compensa ou não é viável no tempo disponível. O ConLicitação resume três grandes famílias de hipóteses:
A Lei 14.133/2021 atualizou os valores dessas faixas em relação à legislação anterior e reforçou o uso de sistemas eletrônicos para dar transparência ao processo. Mesmo sem concorrência formal, o gestor público precisa publicar justificativas e relatórios em portais oficiais — a dispensa não dispensa prestação de contas, só dispensa a disputa.
A inexigibilidade é outra lógica. Aqui a Administração precisa demonstrar que a competição é, naquele caso concreto, inviável — não que seria cara ou demorada, mas que não há como comparar propostas de forma objetiva. O artigo 74 da Lei 14.133/2021 lista as hipóteses, e duas concentram a maior parte das dúvidas de quem está começando: exclusividade de fornecedor e notória especialização.
Na exclusividade, só um produtor, empresa ou representante comercial pode fornecer o bem ou o serviço, e essa condição precisa ser comprovada por documentação idônea — o parágrafo 1º do artigo 74 exige, por exemplo, declaração de exclusividade registrada em junta comercial. Na notória especialização (artigo 74, inciso III), a contratação envolve serviço técnico de natureza predominantemente intelectual, em que a técnica e a atuação do profissional são determinantes para o resultado, sem critério objetivo possível de comparação entre propostas.
A Lei 8.666/1993, no artigo 25, inciso II, exigia que o serviço tivesse "natureza singular" para justificar a notória especialização. A Lei 14.133/2021 não repete essa expressão. Isso não torna a contratação direta automática: segundo a orientação do TCU citada pelo ConLicitação, ainda é preciso demonstrar que as características do serviço exigem aquela especialização específica, e que o trabalho do profissional é essencial para a plena satisfação do objeto. Serviço rotineiro não vira inexigível só porque o prestador é conhecido.
A parte mais útil do material não está no corpo do artigo, mas na seção de comentários, onde um leitor pergunta se um fabricante de tecnologia com carteira de revendedores cadastrados pode ser contratado por inexigibilidade diretamente pelo órgão público. A resposta da equipe jurídica do ConLicitação é direta e vale para qualquer comprador que lide com TI, equipamentos ou softwares:
A contratação direta com dispensa de licitação por inexigibilidade, prevista no art. 74 da Lei nº 14.133/2021, só é possível quando há inviabilidade de competição, como nos casos de fornecedor exclusivo ou profissional de notória especialização. (autor) Equipe jurídica do ConLicitação, em resposta a leitor no blog
O raciocínio: a própria existência de uma cadeia de distribuição ativa, com revendas ou distribuidores autorizados, já demonstra que há mercado concorrencial. Isso afasta a hipótese de exclusividade. Para que a compra direta com o fabricante fosse juridicamente segura, ele precisaria atuar sem intermediários, comercializando de forma exclusivamente direta — e essa condição teria que estar comprovada por declaração de exclusividade registrada em junta comercial, como exige o parágrafo 1º do artigo 74.
Para o comprador público, a diferença entre os dois institutos define o conjunto de documentos que precisa anexar ao processo antes de assinar qualquer contrato direto:
| Critério | Dispensa | Inexigibilidade |
|---|---|---|
| Concorrência | Seria possível | É inviável |
| Base legal | Hipóteses taxativas da lei (urgência, calamidade, valor) | Art. 74: exclusividade, notória especialização, entre outras |
| Documento-chave | Relatório justificando a situação (urgência, cálculo de valor) | Declaração de exclusividade registrada em junta comercial, ou justificativa técnica da especialização |
| Risco mais comum | Enquadrar errado a faixa de valor ou a urgência | Alegar exclusividade quando existe rede de revendas ativa |
Para quem vende ao setor público, entender essa distinção também é estratégico. Uma empresa que opera com rede de representantes não deve montar proposta comercial apostando em inexigibilidade só porque fabrica um produto específico: a existência da própria rede já derruba o argumento de exclusividade perante qualquer auditoria do TCU ou de controle interno. O caminho mais seguro, nesses casos, é disputar o pregão eletrônico como qualquer outro fornecedor concorrente.
O material do ConLicitação não detalha, por exemplo, como o TCU trata casos híbridos — fabricante que vende direto em algumas regiões e por meio de revenda em outras, situação comum no setor de tecnologia. Também não há, na fonte, uma faixa atualizada de valores de dispensa por baixo custo com exemplo numérico, o que seria útil para quem está estruturando o processo pela primeira vez. Para esses pontos, vale consultar diretamente o texto do artigo 74 da Lei 14.133/2021 e, quando o caso for específico, buscar orientação jurídica antes de formalizar a contratação direta.